quinta-feira, 10 de maio de 2007

TECIDO ÓSSEO


Tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados. Suas funções principais são:
-sustentar o corpo;
-permitir a realização de movimentos;
-proteger certos orgãos;
-realizar a produção de elementos celulares do sangue.

As células ósseas podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos, que na realidade são mudanças da forma de uma mesma célula, em diferentes estágios.

Osteoblastos- lulas jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz. Apresentam formas cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso.
Osteócitos- durante a formação óssea, à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas chamadas osteplastos, onde diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes químicos da matriz. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canalículos, que permitem uma comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam.Os osteócitos são protegidos pela osteona que os reveste.

Osteoclastos- células grandes com diversos núcleos (multinucleadas ou polinucleadas), originadas da fusão de células ósseas(sincício). Os osteoclastos sao celulas gigantes, multinucleadas responsáveis pela gradação do tecido osseo em condições fisiológicas e patológicas. Os osteoclastos secretam acidos, colagenase e outras enzimas que atacam e liberam Ca+.

Tipos de tecido ósseo
Pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos: esponjoso ou reticulado e compacto ou denso. Tais tipos apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intracelular, mudando apenas entre si a disposição de seus elementos e a quantidade de espaços medulares.

Esponjoso- apresenta espaços medulares mais amplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido.

Compacto-não apresenta quase nenhum espaço medular, posssuindo, no entanto, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos: canais de Volkmann e canais de Havers.

Medula óssea- é responsável pela produção de células sangüíneas (hemácias, plaquetas e leucócitos granulócitos).
Vascularização e Inervação- por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos têm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração (osteogêne).

Composição química dos ossos

-os ossos secos apresentam matéria orgânica e inorgânica na proporção de 1:2;

-a matéria animal proporciona ao tecido ósseo solidez e elasticidade e a mineral, a dureza

-fosfato de cálcio;

-colágeno tipo 1.

Periósteo e Endósteo
Periósteo- é uma membrana conjuntiva que reveste os ossos, exceto nas superfícies articulares e é constituído por uma camada fibrosa externa e uma camada interna mais celular, com capacidade osteogênica. Durante o crescimento do animal, a camada interna é bastante desenvolvida.

Endósteo- é uma membrana conjuntiva delgada que reveste a superfície interna da substancia compacta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_%C3%B3sseo
-Material de osteologia disponibilizado pela professora Ana Carolina (Ciências morfológicas 1-UNIUBE-Medicina Veterinária)

3 comentários:

Mari e Jú disse...

Oiii!!

Passei aqui para estudar um pouquinho!

Ficou Ótimo seu Blog!!

PARABÉNS....

Mari e Jú disse...

Oiii!!

Passei aqui para estudar um pouquinho!

Ficou Ótimo seu Blog!!

PARABÉNS....

Carol disse...

Oii...
Joia?

Parabéns!!
O blog tá mto bom!!

=)