quarta-feira, 2 de maio de 2007

TECIDO CARTILAGINOSO

Disco Epifisário
http://www.virtual.epm.br/material/histologia/histo/images/38.jpg


Cartilagem Fibrosa

(condrócitos e fibras colágenas)http://www.afh.bio.br/sustenta/img/Esquel25.jpg

Cartilagem Hialina


(Cb-condroblasto, P-pericôndrio, Gi-grupo isogenico, C-condrócitos e M-matriz)
http://www.pucrs.br/fabio/histologia/atlasvirtual/maxim/cart-hial-resp-12a1.jpg


Cartilagem Elástica



(fibras e lacuna)


O TECIDO CARTILAGINOSO, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio. O tecido serve para dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. O tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos, nervos e vasos linfaticos; porém possui pericôndrio(peri = ao redor; condros = cartilagem), a túnica de tecido conjuntivo denso não- modelado que reveste a superfície da cartilagem. Cartilagem de crescimento, ou disco epifisário, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.

COMPOSIÇÃO DO TECIDO

CÉLULAS-condrócitos e seus precursores, conhecidos como condroblastos são as células comumentes encontradas na cartilagem.
Fibras proteicas- Colágeno em grande quantidade e poucas fibras elásticas. Na cartilagem hialina, colágeno tipo II corresponde a 40% de seu peso seco.
Matriz- O principal constituinte da matriz extracelular são os proteoglicanos (proteo = Proteina; glicano = Polissacarídeos), um tipo de glicosaminaglicano. Os tipos mais comuns de proteoglicanos presentes são: sulfato de conroitina e sulfato de queratina.

Cartilagem HIALINA: Possui moderada quantidade de fibras colágenas. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que, depois, é substituído por osso. Mesmo assim, alguns locais dos ossos ainda mantêm esse tipo de cartilagem. Ela é a mais abundante do corpo humano. É encontrada no disco epifisário, fossas nasais, brônquios e na traquéia.
Cartilagem FIBROSA: Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas. É encontrada nos chamados discos intervertebrais e na sínfise pubiana. Suporta altas pressões.

Cartilagem ELÁSTICA: Pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na tuba auditiva e na laringe.

Nenhum comentário: