quinta-feira, 8 de março de 2007

ARTROLOGIA

A sindesmologia ou artrologia (arthro = articulação, logo = estudo) é responsável pelo estudo das articulações.
Uma das funções das articulações é o movimento.Tal função permite a livre movimentação do corpo; a função de plasticidade acomoda o corpo a determinados tipos de postura como o aperto de mãos e, a função de crescimento se faz através dos discos epifisários presente nas epífises dos ossos longos.
Certas articulações não permitem movimento, já outras apresentam movimentos discretos e encontramos junturas com amplos movimentos. Tais junturas são classificadas em relação a sua mobilidade em imóveis, semimóveis e móveis. Outro tipo de classificação é a que apresenta a continuidade das peças ósseas onde as articulações podem ser contínuas, com as peças ósseas intimamente ligadas entre si e contíguas, onde existe a presença de uma cavidade articular. Em relação à estrutura do tecido interposto entre as peças ósseas, as articulações podem ser fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Articulações fibrosas ou sinartroses (syn = junto, arthro = articulação) São imóveis e o elemento estrutural interposto entre as peças ósseas é de natureza fibrosa. Podem ser de três tipos, suturas,gonfoses e sindesmoses.
Nas suturas (costura), o tecido fibroso interposto é em pequena quantidade sendo encontradas principalmente nos ossos da cabeça. Geralmente são denominadas de acordo com a característica das peças ósseas:
Serrátil - As superfícies ósseas se apresentam como os dentes de um serrote como exemplo, a sutura inter-parietal.
Escamosa – A superfície óssea é cortada em bisel assemelhando-se a escamas de peixe, ex: temporo-parietal.
Esquindilese - Também chamada de cunha e sulco por assim se apresentarem às superfícies ósseas, ex: esfenóide e vômer.
Plana - As duas superfícies são lineares, ex: internasal e interpalatina.
Nas gonfoses (gonphosis = fixar conjuntamente) a idéia é a de um prego introduzido em uma superfície, são as articulações dos dentes com os alvéolos das maxilas e mandíbula.
A sindesmose (syndesmo = ligamento) é uma articulação fibrosa em que as superfícies ósseas estão unidas por uma membrana inter-óssea, uma fita fibrosa ou um ligamento e que normalmente pode permitir leve movimento. Articulações cartilaginosas, sincondroses (syn = junto, chondro = cartilagem) ou semi-móveis neste tipo de articulação o tecido interposto é de natureza cartilaginosa, podendo ser sincondrose propriamente dita ou sínfises.
Sincondrose propriamente dita também chamada de primárias, temporárias ou hialina, onde a peça cartilaginosa tem vida limitada desaparecendo após o completo crescimento do indivíduo, ex: discos epifisários.
Sínfises (synphisis = crecendo junto) são também chamadas de anfiartroses (anphi = ambos os lados), secundárias ou permanentes, são encontradas nos discos intervertebrais e na sínfise púbica. Sob ação do hormônio relaxina durante o trabalho de parto, a sínfise púbica se relaxa causando um afastamento dos ossos ilíacos para facilitar a passagem da cabeça fetal.
Articulações sinoviais ou diartroses são móveis, pois permitem movimentos amplos, são de estruturas bastante complexas e como característica apresentam uma membrana ricamente vascularizada que forra internamente a articulação que é a membrana sinovial que produz o liquido sinovial, que tem função de lubrificar e nutrir os tecidos avasculares da articulação. Existem outros elementos que participam estruturalmente das junturas sinoviais: cavidade articular, onde encontramos a sinóvia; superfícies ósseas articulares dos ossos que participam da articulação; cartilagem articular, nutrida pelo liquido sinovial, é do tipo hialino e reveste a superfície óssea articular com a função de reduzir o atrito; cápsula articular, é o principal ligamento das articulações móveis sendo composta por uma camada fibrosa externa que forma um verdadeiro manguito unindo os ossos, a camada interna é revestida pela membrana sinovial. As fibras da cápsula constituem elementos de reforço que são caracterizados pelos ligamentos que servem para aumentar a resistência da articulação, quando eles estão dentro da cavidade articular são chamados de intra-articulares e se estiverem por fora, extra-articulares.
As junturas sinoviais realizam movimentos em torno de três eixos de movimento. O coeficiente de atrito existente durante os movimentos das junturas sinoviais é mínimo, podendo ser comparado ao deslizamento de dois pedaços de gelo. Os movimentos realizados pelas diartroses são:
Flexão e Extensão - Movimentos realizados em torno de um eixo latero-lateral. Na flexão a porção proximal aproxima-se da distal, o contrário ocorre na extensão.
Adução e Abdução – Movimentos realizados em torno de um eixo antero-posterior, na abdução o membro se afasta do corpo sendo que o inverso ocorre na adução.
Rotação - Movimento em torno do eixo céfalo-podálico, pode ser medial e lateral.
Pronação - rotação medial do antebraço.
Supinação - rotação lateral do antebraço.
Circundução - Movimento conjunto de adução, flexão, abdução e extensão.
As articulações sinoviais são denominadas segundo a característica das superfícies ósseas ou ainda de acordo com a função que exercem.
Planas - Permitem movimentos de deslizamento, são encontradas nos ossos do carpo e tarso.
Selar - As superfícies ósseas lembram um cavaleiro em uma sela de montar ex: articulação carpo-metacarpiana do polegar.
Gínglimo, charneira ou dobradiça, realizam movimentos em torno do eixo latero-lateral, ex: úmero-ulnar e interfalangicas.
Trocóide, espigão ou pivô, realiza movimentos em torno de um eixo vertical como se fosse um pino girando em dentro de um anel, ex: rádio ulnar proximal e atalanto-axial.
Cotílica, bola e cavidade, enartrose ou esferóide, de um lado há uma superfície esférica articulando-se com uma cavidade, apresentam movimentos em torno dos três eixos, ex: coxo-femural e escápulo umeral.
Elipsóide - As superfícies articulares têm a forma elíptica, não permitindo movimento de rotação, ex: articulação rádio-cárpica.
Condilar - existe uma superfície óssea saliente chamada de côndilo, ex: temporo-mandibular e metacarpo falangicas.
Encontramos formações fibrocartilaginosas que podem funcionar como amortecedores de impacto, melhorando o ajuste das superfícies ósseas e facilitando os movimentos combinados. Os lábios, são orlas ou rodetes articulares, de disposição marginal no contorno da superfície óssea como se fosse a moldura de um quadro funciona para aumentar a área de contato da articulação e servir de difusor de lubrificante, são comumente encontrados na articulação escapulo-umeral como é o caso do lábio glenoidal. Os discos são encontrados nas articulações cláviculo-esternal e temporo-mandibular onde estabiliza o côndilo mandibular permitindo movimentos complexos. Os meniscos estão nas articulações dos joelhos, descrevem a forma de meia lua e o menisco lateral tem a forma de um C mais fechado.
Os elementos que reforçam as articulações são caracterizados pelos ligamentos que podem estar no interior da cavidade articular como os ligamentos cruzados anterior e posterior do joelho e os ligamentos extra-articulares.
Existem fatores que contribuem para manter os ossos unidos: força de coesão, pressão atmosférica, engrenamento dos ossos coaptados e tensão dos músculos e ligamentos.
Existem elementos que dificultam a livre e perfeita movimentação das articulações como: contacto direto das peças ósseas, aposição de partes moles e o limite de tensão dos músculos e ligamentos.

Fonte.: Professor Jorge Fleury

Nenhum comentário: